Pesquisa revela que jovens das gerações millenials
e Z acham importante as marcas terem uma presença física; porcentagem é maior
que entre os mais velhos
Por Ticiana Werneck
Então os
mais jovens, que nasceram quando a internet e todas as facilidades da vida
digital já existiam, não vivem sem as lojas físicas? Foi isso que um estudo da
americana iModerate revelou.
82% dos millenials (nascidos após 1982), e 80% dos entrevistados da geração Z
(também conhecida como “nativos digitais”, nascidos a partir dos anos 90), disseram que é
importante para uma marca ter presença física, em vez de apenas vender online.
Estas foram as maiores taxas por faixa etária.
Entre as gerações seguintes, baby boomers (nascidos entre 1946 e
1964), e geração X (nascidos entre
1964-1977), as porcentagens foram 65% e 69%, respectivamente.
O maior
atrativo da loja, segundo os respondentes, é a garantia de uma boa compra, já
que lá é possível ver, tocar e experimentar a mercadoria – categorias como
vestuário, calçados e cosméticos foram as mais citadas. Esse aspecto é
especialmente importante para uma primeira experiência de compra com a marca.
“Uma das
maiores vantagens da loja física, que a diferencia dos outros canais de venda,
é que o ambiente propicia a oportunidade do consumidor interagir com o produto,
e passa a confiança que ele precisa para fazer a compra”, comenta o CMO da
iModerate, Adam Rossow. “Varejistas podem tirar o melhor proveito disso ao
criar experiências que aprofundam essa interação, usando inclusive
demonstrações e fornecendo amostras”.
O estudo, que ouviu 844 consumidores com idades
entre 15 e 65 anos, que compram online ou fisicamente ao menos uma vez ao mês,
também revelou o que cada geração espera das lojas que visita:
• Geração Z:
Procura segurança através de uma experiência sensorial. Gosta de lojas que
oferecem diversos tamanhos, opções e estilos, assim como provador amplo - a
americana Forever 21 seria o exemplo do que este consumidor aprova.
Também aprecia receber amostras e demonstrações para fazer uma compra mais
segura - a Sephora, que vende maquiagem, se encaixa como exemplo.
• Millennials: Afeito de eficiência e qualidade.
Como estão na fase de início de carreira e formação da família, os
representantes dessa geração precisam de opções práticas: valorizam lojas de
departamento que oferecem a possibilidade de resolver várias pendências em um
só lugar.
• Geração X: Aprecia experiências de compras que
propiciam a sensação de fuga e descobertas.
• Baby Boomers: Valoriza conforto e espaço. De
forma prática, elogiaram lojas que tocam música em volume mais baixo, possuem aromas
sutis, e lugares para sentar e descansar.