Durante
a última edição do evento internacional Mapic, foram discutidas as principais
forças que vêm influenciando os malls pelo mundo
Por Ticiana Werneck
Três poderosas tendências de consumo foram discutidas na
última edição do Mapic, evento internacional imobiliário voltado para o varejo,
que aconteceu em Cannes em novembro de 2016: O2O (Online para o Offline),
“Retailtainment” (algo como “varejo-entretenimento”), Food & Beverage (alimentos
e bebidas). São eles que guiam dez ideias principais abordadas pelos
palestrantes do evento:
1 – O varejo offline continua sendo um canal muito forte,
e representa 94% do total das vendas globais do varejo. Como consequência,
vemos cada vez mais os varejistas digitais, como Amazon por exemplo, abrindo
lojas popup stores e lojas;
2- “Os varejistas pure players, ou seja, aqueles que
atuam em apenas um canal de venda, estão no final de seu curso de crescimento”,
disse François Loviton, diretora de varejo do Google França. Eles devem
encontrar novos pontos de contato com o consumidor para continuar evoluindo
seus negócios no ambiente físico. Esse movimento é incentivado pela tendência
de “clicks to bricks” (cliques a tijolos) que tem levado consumidores para as
lojas para validar a compra digital, onde se pode ver e tocar o produto;
3- “Se o consumidor e as marcas não fazem mais distinção
entre o online e o offline, por que as empresas imobiliárias de varejo precisam
fazer?”, perguntou Manuela Calhau, diretora de marketing da Sonae Sierra. Os
shoppings precisam encontrar maneiras para gerenciar os dados do consumidor, o
que é, sem dúvida o combustível para o futuro;
4 – As lojas pop-up vêm se tornando alavancas ponderosas
não apenas para as marcas já existentes que desejam testar produtos, formatos e
mercados, como para marcas digitais que precisam entrar no mundo físico com um
risco menor ao evitar longos contratos. Plataformas de marketing como
Storefront, Nooks, My Pop Up Stores, ou Pop Up Places consolidam espaços
disponíveis em ruas e shopping centers que combinam com o posicionamento da
marca e sua estratégia. Estas plataformas permitem que varejistas digitais
formatem sua loja pop-up em ambientes físicos relevantes para eles, reduzindo
custos e riscos;
5 – Grandes shopping centers estão comprometidos em
oferecer ambientes mais criativos e experimentais. Desenvolvedores precisam ter
certeza que irão oferecer a seus frequentadores coisas para ver (lado
educacional dos empreendimentos modernos de varejo), coisas para fazer (o lado
do entretenimento) e finalmente, coisas para sentir.
Acontece que tematização e storytelling são as duas
formas mais eficazes para fornecer aos consumidores e suas famílias uma
experiência mais vibrante, de acordo com especialistas da A.i.Solve Paragon
Creative ou The Leisure Way, empresas especialistas na concepção de espaços
temáticos e cênicos para museus, shoppings e parques. São também a melhor
maneira de envolver os visitantes em plataformas de mídia social, uma vez que as
pessoas gostam de compartilhar suas experiências com suas comunidades;
6 – Há toda uma nova leva de atividades recreacionais e
educacionais que podem ser alocadas em shopping centers. As mais mencionadas no
evento estavam ligadas a saltos e trampolins, e a paredes de escalada;
7 – O desafio é encontrar maneiras inovadoras de fazer
com que o frequentador passe mais tempo no mall. Investidores de shopping
centers esperam que as atividades de lazer levem negócios adicionais a esses
centros, tornando-os um destino para o dia inteiro para a família. A maneira
como essas atividades de lazer interagem e se conectam às lojas, atrações e
restaurantes, será crucial para proporcionar um resultado lucrativo para todos
os interessados;
8 - A alimentação
sempre foi um incentivador de fluxo para o shopping center, mas sua
apresentação mudou. Novos conceitos em alimentos e formatos de restaurantes que
triunfam hoje são construídos sobre a qualidade, cultura, e um toque caseiro e
artesanal. "Estamos na era da qualidade", disse Vincenzo Ferrieri,
dono do conceito de chocolates italianos Cioccolatitaliani.
9 – Novos modelos de varejo construídos em torno de
Alimentos e Bebidas são cada vez mais populares entre os desenvolvedores de
malls. Por exemplo, veja o caso de Foodtopia, um espetacular novo destino de
comida e entretenimento em Frankfurt, administrado pela ECE, que será
inaugurado até o final de 2018. Será um andar inteiro de mal dedicado
unicamente a entretenimento com um complexo de cinema de uma diversidade de
restaurantes em formatos diferenciados;
10 – Como se vê, alimentos e bebidas foram um grande tema
nesta edição do Mapic, e será o foco oficial do próximo evento em 2017. Uma das
palestras falou sobre o novo formato Deliveroo Roobox, iniciativa de um dos
principais grupos de comida delivery. Charlie Farr, Gerente de Aquisições de
Propriedades, explicou na MAPIC que a Roobox é uma cozinha custombuilt que traz
marcas de restaurantes para novas áreas onde grandes populações residenciais
estão atualmente desatendidas. Até dezembro de 2017 estão previstas a abertura
de 150 Rooboxes.