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24/11/2017



55% DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS APROVEITARÃO A BLACK FRIDAY 2017 PARA ANTECIPAR COMPRAS DE NATAL


Empresa líder mundial em ciência do consumidor, dunnhumby divulga pesquisa

sobre as percepções e hábitos de compras durante a Black Friday

 

A dunnhumby, empresa líder mundial em ciência do consumidor, acaba de concluir um estudo sobre as intenções e os hábitos de compra dos brasileiros durante a Black Friday. A pesquisa foi realizada com 1.000 consumidores, com idade a partir de 18 anos, das classes ABC, e identificou uma mudança na percepção em relação à data: 54% dos entrevistados em 2017 acreditam nos descontos da ação de vendas, contra 43% em 2016 e 28% em 2015.

 

Segundo os dados apurados, 68% pretendem comprar na edição deste ano e 55% dos entrevistados devem aproveitar para antecipar as compras de Natal.

 

O estudo mostra ainda que as pessoas estão mais pessimistas do que estavam no ano passado, mas mais otimistas que em 2015. De acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistados estão muito/um pouco pessimistas em relação à economia do País.

 

Principais insights do estudo:

 

Ø  A confiança nas ofertas da Black Friday aumentou em comparação aos anos anteriores: 54% dos entrevistados acreditam nos descontos da Black Friday, contra 43% em 2016 e 28% em 2015;

 

Ø  O número de compradores será similar ao da edição 2016: 68% pretendem comprar na Black Friday deste ano, enquanto 66% dizem ter comprado em anos anteriores;

 

• 55% dos entrevistados pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday para antecipar as compras de Natal, sendo que 36% dos entrevistados gastará pelo menos metade do que terá diponível para o Natal.

 

Ø  32% dos brasileiros não pretendem comprar na Black Friday deste ano. O principal motivo para não comprar na Black Friday é corte de gastos (19%). Outros motivos para não comprar é não ver diferença nos preços (16%) e não encontrar oferta suficientemente vantajosa (11).

 

Ø  Dentre os que 68% que comprarão na Black Friday,

• 81% das compras será antecipação do Natal.

• 50% das pessoas declaram que devem gastar até R$500 reais, enquanto 33% gastarão mais de R$ 750 reais. 17% irão gastar entre R$500 e R$ 750 reais;

• Cartão de crédito será a principal forma de pagamento: 53% pretendem utilizar esse meio; 34% devem usar dinheiro e 12% boleto bancário;

•  Os itens mais comprados, de acordo com os entrevistados, serão roupas, calçados, e eletroeletrônicos - 79% das pessoas pretendem consumir essas categorias;

• Em seguida, entre as categorias com maior intenção de compra, vêm alimentos (70%), artigos para a casa (69%), produtos de higiene (67%) e produtos para o cabelo (67%);

• A intenção de compra de eletroeletrônicos subiu mais de 30 pontos percentuais em relação a 2016 (48%) e 2015 (42%);

• A intenção de compra de alimentos também registra crescimento: 2015 (28%), 2016 (61%) e 2017 (70%);

• Assim como em 2016, eletroeletrônicos será a categoria mais comprada pela internet, com 59% de intenção;    

• 58% acham que os preços do site estarão um pouco mais baixos do que na loja física e 30% acham que serão bem mais baixos.

 

METODOLOGIA

Com o objetivo de identificar as percepções e hábitos de compra dos consumidores durante a Black Friday, a dunnhumby entrevistou, por meio de pesquisa quantitativa online, 1.000 pessoas com idade a partir de 18 anos. O público-alvo foram homens e mulheres das classes ABC, responsáveis ou co-responsáveis pelas compras no domicílio.

 

SOBRE A DUNNHUMBY

A dunnhumby é uma multinacional inglesa, líder mundial em ciência do consumidor. Há 28 anos no mercado, analisa dados de transações de mais de 700 milhões de shoppers globalmente e cria experiências de compra personalizadas em plataformas digitais, mobile e canais de varejo em geral. O processo estratégico da empresa, aliado à sua propriedade intelectual em inteligência de dados e sua capacidade multicanal, possibilita aos seus clientes construírem campanhas de fidelização que resultam em vantagem competitiva e crescimento sustentável.  No Brasil desde 2010 e com atuação em 40 países, a dunnhumby emprega mais de 3.000 especialistas em escritórios pela Europa, Ásia, África e Américas. Entre seus clientes estão algumas das maiores empresas de varejo nacionais e internacionais, como Tesco, RD (Raia Drogasil), GPA (Grupo Pão de Açúcar) e Macy’s.