Números do Setor/Desempenho da indústria de Shopping Centers no Brasil
Desempenho da indústria de Shopping Centers no Brasil
Atualizado em 31/01/2018
De acordo com pesquisas, 75% dos
centros de compras inaugurados em 2017 estão concentrados no interior e em
regiões metropolitanas.
A indústria de
shopping centers continua em desenvolvimento no Brasil. É o que mostra o Censo
Abrasce 2017-2018. Maior radiografia do setor, o levantamento realizado pela
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a GEU
(Grupo de Estudos Urbanos), traz importantes informações sobre o cenário
de malls no país, englobando aspectos como faturamento, frequência,
localização e estrutura. Para esta edição, foram convidados 571 empreendimentos
em operação no Brasil.
Entre os dados da
pesquisa, destacam-se as vendas realizadas por região. Do total registrado em
2017, R$ 167,7 bilhões – crescimento de 6,2% com relação a 2017
– os shoppings no Sudeste contribuem com o maior faturamento do setor: R$
97 bilhões. O segundo melhor desempenho foi o da região Nordeste, com R$
28,6 bilhões, seguida pelo Sul (R$ 20,7 bilhões), Centro-Oeste (R$ 13,8
bilhões) e Norte (R$ 7,1 bilhões). O Nordeste reforçou seu potencial este ano,
superando mais uma vez o Sul em ABL e faturamento e apresentando shoppings com
maior tamanho médio de ABL: 30.731 m², seguido pelas regiões Norte (30.608 m²
de ABL) e Sudeste (28.210 m² de ABL).
A pesquisa permite
constatar a consolidação do interior como ponto de atração para novos shoppings. Segundo
o levantamento, 75% das inaugurações de 2017 ocorreram fora das capitais.
O Censo Abrasce 2017-2018 mostra que, no fim de 2017, 46% dos shopping
centers estavam localizados em capitais brasileiras e 54% em outras
cidades. Ainda, 43% do total dos centros de compras estão concentrados em
cidades com menos de 500 mil habitantes, o que aponta para uma tendência cada
vez maior de interiorização desses empreendimentos. Em 2017, das 12 inaugurações,
9 estão ocorreram fora das capitais.
Outro destaque fica
por conta dos formatos dos empreendimentos, acompanhando a tendência de transformar
os centros comerciais em núcleos de convivência. Segundo o Censo 2017-2018, 32%
dos shoppings fazem parte de um complexo multiuso. Muitos deles incluem
condomínio empresarial (63%), hotel (31%), torre com centro médico e/ou
laboratórios (28%), condomínio residencial (17%), faculdades/universidades (22%),
entre outros. Cada vez mais comuns, os complexos multiuso otimizam a exploração
dos espaços e oferecem maior comodidade e conveniência aos frequentadores.
Em 2017, a indústria
de malls totalizou cerca de 12.939 novos postos de trabalho. Atualmente,
estima-se que haja mais de 1 milhão de empregos diretos nos shoppings
brasileiros, o que corresponde a um aumento de 1,27% com relação a 2017. O
número de frequentadores também saltou para 463 milhões de visitas por mês,
alta de 5,6% com relação ao ano anterior.
O Perfil de Shoppings
no Brasil
- Shopping centers em operação: 571;
- Número de cidades com shoppings no Brasil, ao
final de 2017: 212; - Total de ABL (Área Bruta Locável) no
Brasil: 15,580 milhões de m² (aumento de 2,26% em relação ao ano
anterior); - Faturamento total do Brasil em 2017: R$
167,7 bilhões, o que representa um crescimento de 6,2% em
relação a 2016; - 87% dos shopping centers brasileiros são
empreendimentos do tipo tradicional e 13% especializados
(outlet, lifestyle e temáticos). Destes, 17% são outlets. - 46% dos shopping centers estão localizados
em capitais brasileiras e 54% em outras cidades; - Os shoppings brasileiros receberam cerca
de 463 milhões de visitas por mês em 2017, o que representa um
aumento de 5,6% em relação ao ano de 2016; - Existem mais de 102.300 lojas
nos 571 shopping centers brasileiros; - Existem 897.506 vagas de
estacionamento em shoppings em todo o território nacional; - 2.760 salas de cinema nos centros de
compra de todo o Brasil; - Estima-se que haja mais de 1
milhão de empregos diretos nos shoppings brasileiros (aumento de
1,27%);