Números do Setor/Publicações de Pesquisas
Publicações de Pesquisas
Atualizado em 07/02/2018
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Market Positionin – 1° Semestre de 2017 |
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Market Positionin – 2° Semestre de 2016 Desenvolvido pela Abrasce em parceria com a Cushman & Wakefield. A terceira edição do relatório apresenta o panorama atual do mercado de shopping centers frente ao cenário econômico brasileiro e os efeitos da recessão no comércio varejista no último semestre de 2016. |
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O primeiro estudo no Brasil focado exclusivamente em strip malls foi realizado entre setembro e outubro de 2016 e mapeou as características técnicas dos 59 empreendimentos que atuam nesse modelo no país. Os 59 malls estudados estão na Região Sudeste, sendo 44 deles no estado de São Paulo, 8 no Rio de Janeiro e 7 em Minas Gerais. Na pesquisa, realizada por meio de formulário digital, foram fornecidas as principais características dos empreendimentos, como localização, porte e número de lojas. Também foram levantadas informações sobre a abertura dos malls aos domingos, tipos de serviço oferecidos e terceirização. |
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Market Positioning – 1° semestre de 2016 A segunda edição do relatório Market Positioning Retail Brasil elaborada pela Cushman & Wakefield em parceria com a Abrasce, analisou o presente e o futuro do setor de shopping center em meio ao cenário econômico vivido pelo País. O panorama atual mostra que o país terá ainda um longo percurso de recuperação econômica pela frente. O aumento na taxa de desemprego e a diminuição da massa salarial criaram um cenário de redução do poder de compra. Neste relatório, destaca-se a criação do IASC (Índice de Atividade em Shopping Centers), que mede o nível de atividade do comércio com foco no mercado de Shopping Centers. Para tanto utilizou-se, como base, o indicador de vendas varejistas divulgados pelo IBGE. A Fig. 13 mostra os setores que compõem a série original. |
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Confiança do Empresário de Shopping Centers – Mar/16 O Brasil tem passado por um momento de muitas incertezas com relação ao cenário econômico e político. Essas incertezas têm impactado os níveis de confiança no ambiente de negócios e na sociedade de forma geral. Para mensurar como está a confiança do empresariado no setor de shopping centers, a Abrasce escutou profissionais da indústria dos cargos de gerencia a diretoria sobre suas expectativas em relação ao Brasil, ao setor e as empresas em que trabalham. |
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Market Positioning – 2° Semestre de 2015 O ano de 2015 foi marcado pela instabilidade política e deterioração das expectativas da economia nacional. Os conflitos envolvendo o Planalto e a Câmara dos deputados, o aprofundamento dos problemas fiscais e os decepcionantes indicadores de atividade no período culminaram no downgrade do Brasil pela principais agências de risco. Atualmente, o mercado brasileiro conta com 538 shoppings espalhados por todo seu território, que totalizam aproximadamente 15 milhões de m² de Área Bruta Locável (ABL). Embora expressivos, estes números ainda são considerados reduzidos quando relacionados à oportunidade de demanda de consumidores brasileiros. |
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Burocracia nos Negócios: os desafios de um empreendedor no Brasil Estudo inédito mapeia os desafios da burocracia para empreendedores no Brasil. Realizado pela Endeavor e com apoio metodológico da EY e da SEDI, o relatório mostra a complexidade burocrática e a falta de uniformidade dos processos entre regiões. Descubra como o tempo de processos, o custo e a complexidade de tributos influenciam a vida do empreendedor brasileiro. Algumas descobertas: – No Brasil são necessários, em média, 129 dias para abrir uma empresa, variando de 24, em Uberlândia (MG), até 304, em Caxias do Sul (RS), e outros 153 dias para se regularizar um imóvel. – Um empreendedor brasileiro precisa preencher, em média, 7,6 fichas nos demonstrativos de apuração do ICMS, sendo que essa quantidade varia entre 3 e 19 fichas, dependendo do estado. – No que diz respeito à complexidade, o estudo aponta que, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, foram publicados, em média, 202 decretos de atualizações tributárias por estado, ou seja, 5,6 novos decretos para o empreendedor acompanhar todo mês. |
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Índice de Cidades Empreendedoras Incentivar o crescimento das empresas é urgente e, para isso, é preciso que tenhamos cidades mais preparadas. E é por isso que a Endeavor lançou a segunda edição do Índice de Cidades Empreendedoras: para estimular que municípios sejam cada vez mais férteis para o crescimento das empresas. O Índice de Cidades Empreendedoras tem o objetivo de ser a base para que as cidades entendam como oferecer melhores condições para que seus empreendedores possam crescer. São eles que transformarão mercados, cidades e o mundo. SÃO PAULO É A MELHOR CAPITAL PARA EMPREENDER Os próximos colocados do índice são: Florianópolis, Vitória, Recife e Campinas, respectivamente. Nessa edição, o estudo analisou 55 indicadores em sete pilares: Ambiente Regulatório, Acesso a Capital, Mercado, Inovação, Infraestrutura, Capital Humano e Cultura Empreendedora. No evento de lançamento do estudo contamos com a presença de prefeitos e membros da secretaria de desenvolvimento das cidades de Joinville e Vitória, além da diretora de negócios da SP Negócios, Beatriz Gusmão, onde falaram sobre a importância do estudo, além de destacarem o que cada cidade está fazendo para identificarem os principais desafios para que o gestor público possa agir e promover as mudanças necessárias. |
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