Abrasce
APRESENTAÇÃO
SOBRE A ABRASCE
Fundada
há 40 anos, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) atua para
fortalecer o desenvolvimento do setor, defender os interesses de seus
associados e colaborar para a disseminação de dados e levantamentos de mercado.
Com mais de 400 associados, a entidade promove encontros, eventos e cursos para
garantir a qualidade nos serviços prestados pelos empreendimentos e discutir
tendências do setor.
CENÁRIO
Os shopping
centers já não são mais apenas locais de compras, eles se tornaram centros de
lazer e entretenimento. Essa tendência visa a atrair ainda mais os consumidores
para os empreendimentos, que faturaram R$157,9 bilhões em 2016, segundo a
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A entidade realiza todo
ano o Censo Abrasce, pesquisa detalhada sobre o setor, que conta com a
participação dos mais de 500 shoppings em operação no país.
Mesmo
em meio a um cenário econômico adverso em que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE),
o varejo nacional teve redução de 6,5% no número de vendas até outubro de 2016,
a indústria de Shopping Centers cresceu 4,26%. “Assim como outros setores,
sentimos o impacto da crise no fluxo de visitantes, que teve redução de 1,26%,
em relação a 2015. Porém, o balanço positivo reflete a mudança no comportamento
do consumidor, que tem visitado os empreendimentos já disposto a gastar uma determinada
quantia”, ressalta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Além
disso, o executivo afirma que a adaptação dos centros de compras ao momento
atual tem atraído a atenção do público. “A arquitetura e a estética são
diferenciais para os consumidores. Muitos empreendimentos têm investido em
áreas verdes e espaços abertos. É uma preocupação constante manter o centro
vivo e atual a fim de atender ao desejo dos visitantes. Por isso, o setor passa
sempre por revitalizações, expansões e renovações de mix de lojas. Seguir
tendências e revitalizar espaços são medidas necessárias para ganhar
competitividade”, analisa Humai.
RETOMADA DO SETOR
A
indústria de Shopping Centers representa 2,57% do PIB, o que reflete no número
de empregos no setor. Somente na região Centro-Oeste foram registrados 100 mil
novos postos de trabalho, crescimento de 5,1% em relação a 2015. No total, os
shopping centers brasileiros empregam diretamente 1.016.428 pessoas.
Em
2016, foram inaugurados 20 empreendimentos, 3,7% a mais do que no ano anterior.
No total, são 558 shoppings em operação no Brasil e a expectativa é que, até o
final de 2017, o país conte com mais 30 novos malls. A área bruta locável (ABL) alcançou os 15,2 milhões de
metros quadrados dedicados às lojas e serviços. O número de lojas também
cresceu e somam 99.990 unidades.
Por
concentrar 54% do total de shopping centers, a região Sudeste foi a que mais
faturou em 2016, com R$91,9 bilhões. Já a região do país que mais cresceu foi o
Sul. Juntos, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná viram as
vendas aumentarem 5,84% e possuem 93 empreendimentos. “É inegável o potencial
econômico do Sul e Sudeste, porém as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
chamam atenção em outros aspectos, como a oferta de empregos e a possibilidade
de expansão dos shoppings”, comenta o presidente da Abrasce.
PERSPECTIVAS 2017
OUTLET
Tornar
a visita ao shopping center uma experiência única e totalmente satisfatória é
uma vertente que está em evidência no setor. “O crescimento de empreendimentos
especializados confirma esta tendência. Os Outlets, por exemplo, já representam
17% deste mercado”, reforça o presidente da entidade. Outro fator que
impulsionou o aumento de vendas neste segmento é a alta dólar, que retraiu as
viagens ao exterior. “A principal característica desse tipo de shopping é a
oferta de preços menores que os praticados pelo mercado. Os brasileiros estão cada
vez mais adquirindo produtos internacionais e encontram nos Outlets uma alternativa
para o consumo de suas marcas preferidas”, explica Glauco Humai.
Atualmente,
são 11 Outlets e a expectativa é que sejam inaugurados cinco novos
empreendimentos até 2020, contribuindo para o crescimento de, pelo menos, 40%
no número de vendas deste segmento.
FORA DAS CAPITAIS
O movimento de novos empreendimentos fora das
capitais brasileiras tem se intensificado nos últimos anos. Em 2016, dos 20 novos
shoppings, apenas sete estavam localizados em capitais. “Cidades das regiões metropolitanas
e do interior dos estados estão se desenvolvendo em grande velocidade e
atraindo a atenção de empresas”, ressalta o presidente da Abrasce. Outro
fenômeno recorrente são municípios que recebem o primeiro shopping center. Nos
últimos seis anos, 56 cidades debutaram na indústria de Shopping Center.