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11/02/2016
Visitas
a shopping centers tem leve queda em janeiro de 2016 em relação ao mesmo período de 2015.
Para os shopping
centers, o mês de janeiro tende a ser mais fraco por conta de outros gastos dos
consumidores no início do ano. Em janeiro de
2016, o fluxo de visitantes caiu 0,6% na comparação com o mesmo período do ano
passado.
Entenda os números:
Os dados são do
índice IVSC, realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence,
empresa especializada no monitoramento de fluxo de visitantes. A pesquisa é
mensal e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos
consumidores em alguns dos principais centros de compras do país.
O número se manteve
estável sobretudo ao bom desempenho da Região Sudeste, que registrou alta de
4,53% no mesmo período analisado. Em contrapartida, os shopping centers
sulistas tiveram uma retração de -7,88% no total de visitantes.
Na comparação com
dezembro de 2015, a queda foi mais abrupta, com -19,43%. O desempenho em
janeiro já era esperado com desaceleração por dois motivos: primeiro, a alta
demanda dos shopping centers durante o período natalino; depois, a tendência do
primeiro mês do ano ser mais fraco que os demais.
Menos
inaugurações de shoppings
Em 2015 foram inaugurados 18 novos shoppings, já em 2014, foram 25.
Por outro lado as vendas tiveram alta de 6,5% em relação a 2014, atingindo o total de
R$ 151,5 bilhões. O Sudeste concentrou o maior faturamento em 2015: R$ 87
bilhões. E a estimativa é que o mesmo ritmo de crescimento nas vendas
ocorra em 2016.
Sobre o IVSC
O Índice de Visitas em Shopping Centers (IVSC) foi desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FX com o objetivo de apresentar dados certificados, com números oficiais, para o desenvolvimento de políticas setoriais da indústria de shopping centers no Brasil.
O Índice é elaborado a partir do monitoramento de fluxo de consumidores nos Shopping Centers de todo o país, indicando as variações relativas em períodos mensais e anuais.
O IVSC tem divulgação publica mensal no dia 10 e é uma prévia ao Monitoramento de Mercado Abrasce – Relatório mensal que acompanha as variações de vendas do setor, divulgado todo dia 30, de acesso exclusivo aos associados.