Imprensa / Notícias do Setor / Indices
08/03/2016
Fluxo de visitantes em shopping centers cresce 3,3% em fevereiro, aponta índice IVSC
Levantamento realizado pelo índice IVSC – FX Flow Intelligence e Abrasce aponta aumento no fluxo de pessoas em comparação com o mesmo mês de 2015
Em fevereiro de 2016, o fluxo devisitantes nos centros de compras do País cresceu 3,3% na comparação com omesmo período do ano passado. Os dados são do índice IVSC, realizado pela FXFlow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo de visitantes, em parceria com a ABRASCE. A pesquisa émensal e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dosconsumidores em alguns dos principais centros de compras do país.
Mesmo com a alta nacional, aregião que mais sentiu queda no fluxo de pessoas em shoppings foi a Nordeste,com recuo de 11,65% no período. A região Sudeste, por sua vez, se mantevepróximo à estabilidade, com crescimento de 0,45% na comparação com o mesmo mêsde 2015.
“Temos observado que nosúltimos três meses os indicadores de fluxo e de vendas têm apresentado sinaisde melhora, com quedas cada vez menos acentuadas. Acreditamos que esse seja,provavelmente, o primeiro mês de retomada do crescimento” comenta HuaynaPerez, Analista de Inteligência da Abrasce.
Ainda segundo a ABRASCE, um dosfatores que pode ter contribuído para o aumento do fluxo de visitantes nosshoppings em fevereiro deste ano comparado com 2015, foi o grande número debons lançamentos do cinema, como Deadpool,Madmax,Brooklin e O quarto de Jack.
Outro ponto observado é que o anode 2016 é bissexto, o que garante um dia a mais de vendas. “A alta nacional nomês se refletiu basicamente em razão de termos tido um número maior de diasúteis neste ano em comparação com fevereiro do ano passado”, comenta MarceloTavares, CEO da FX Flow Intelligence.
Na comparação com janeiro desteano, o indicador apontou queda no fluxo de pessoas, com retração de 17,90%. Odesempenho negativo em fevereiro no comparativo com o mês anterior foi esperadopelo fato de não contar com o evento sazonal como as férias escolares, o quenaturalmente diminui o fluxo de pessoas em shoppings centers no mês e asfestividades relacionadas ao Carnaval, avalia Tavares.
Sobre o IVSC: