Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado
02/06/2016
Iniciativa inédita
busca conscientizar a sociedade no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio
Ambiente
Arte e sustentabilidade se unem
no projeto Eco.Art, iniciativa inédita da Almeida Junior para conscientizar a
sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Em junho, mês em que se
celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Neumarkt e o Norte Shopping
(Blumenau), o Garten Shopping (Joinville), o Continente Shopping (Grande
Florianópolis), o Balneário Shopping (Balneário Camboriú) e o Nações Shopping
(Criciúma) receberão 20 artistas, cada um, que irão customizar ao vivo árvores
de papelão. A ação ocorrerá entre os dias 5 e 30 de junho.
Com a criação do projeto Eco.Art,
a Almeida Junior pretende chamar a atenção da população para questões ambientais
importantes, como a preservação de recursos naturais – através da arte, que
encanta, e também educa. Desta forma, a escolha da árvore simboliza, além do
processo natural de transformação, um dos graves problemas ecológicos que o país
enfrenta: o desmatamento. Em um ano, a derrubada de árvores na Amazônia aumentou
mais de 200%, segundo números divulgados pela ONG Imazon em 2015.
“Recebemos um alto fluxo de
visitantes em nossos seis shoppings todos os dias e com isso conseguimos
reverberar com muita força projetos e ideias. É nosso papel também ser um
propagador de ações que possam provocar esta consciência ambiental em benefício
do planeta”, afirma a Superintendente de Marketing Corporativo da Almeida
Junior, Monique Campos.
Durante todo o mês de junho, os
clientes poderão acompanhar de perto a intervenção artística e de
conscientização nos shoppings da Almeida Junior. Artistas locais irão expressar
toda a sua criatividade ao transformar árvores de papelão com um toque de arte.
As peças exclusivas, com design de Carlos Alberto Nobre de Oliveira, medem 1,70
de altura e foram produzidas a partir de florestas plantadas e cultivadas pela
WestRock, uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens
e parceira deste projeto.
“Apoiar iniciativas como a
Eco.Art reforça o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa
e consciente, por meio de uma visão inspiradora de temas que envolvem o cuidado
e o respeito ao meio ambiente”, destaca a gerente de Comunicação Corporativa da
WestRock, Cynthia Wolgien.
Visão sustentável
Ações sustentáveis fazem parte do
dia a dia dos shoppings da Almeida Junior, que ao longo dos anos vêm implantando
medidas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Todos os seis
empreendimentos se utilizam de estratégias para diminuir o consumo de energia,
água e papel, como projetos arquitetônicos com skylights para privilegiar
a iluminação natural, torneiras inteligentes que reduzem até 60% a vazão da água
e secadores de mão automáticos que dispensam o uso de papel.
Cada empreendimento se destaca
ainda por soluções sustentáveis individuais, como a utilização de fontes
renováveis, no Neumarkt Shopping; coleta e reciclagem de óleo de cozinha, no
Norte Shopping; e a iluminação externa com luxímetros, que acende e apaga as
luzes conforme a intensidade de luz na rua, no Balneário Shopping. Além disso, o
cultivo de mudas frutíferas e horta para distribuir verduras para colaboradores
são realizados no Continente Shopping; a separação de lixo reciclável, no Garten
Shopping; e a captação de água da chuva para reutilizar em banheiros e jardins é
aplicada no Nações Shopping.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Celebrado em 5 de junho, o Dia
Mundial do Meio Ambiente é uma data estabelecida pela ONU após a Conferência das
Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – também conhecida como Conferência
de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972. A data tem como objetivo principal
chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e
para a importância da preservação dos recursos naturais, até então considerados
inesgotáveis.
Mariella Caldas
Reg. 3508/SC
redação
Primeira Via Comunicação Corporativa
9989-8346