Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor
07/06/2016
Centro de compras é o primeiro shopping center de
São Paulo a ser contemplado com certificação que atesta acessibilidade do
espaço para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; solenidade de entrega do selo contou com presença de Glauco Humai, presidente da Abrasce
Prestes a
completar 40 anos de existência, o Shopping Ibirapuera acaba de receber mais um
reconhecimento por sua constante preocupação com seus visitantes. No começo de
junho, o centro comercial recebeu da Comissão Permanente de Acessibilidade
(CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e
Mobilidade Reduzida (SMPED), o Selo de Acessibilidade, documento diferencial de
qualidade endereçado aos estabelecimentos públicos ou privados que estão de
acordo com as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e
mobilidade reduzida.
A entrega do
certificado foi marcada por solenidade nas dependências do centro comercial,
que contou com a presença dos executivos Salim Haddad Neto, superintendente do
Shopping Ibirapuera, Maurício Neves Fonseca, diretor Jurídico, e Almiro Mendes
de Melo, diretor de Operações. O evento também foi prestigiado por representantes
da área do comércio e lojistas, como Glauco Humai, presidente da Abrasce, a equipe da Secretaria da
Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED), representado
por Marianne Pinotti, secretária municipal da SMPED, Adolfo Moreau, presidente
da CPA e do secretário-adjunto, Dudu Braga.
Desde 2011,
centenas de locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e
centros culturais foram contemplados com o Selo, porém o Ibirapuera é o
primeiro shopping center de São Paulo a ser agraciado como o único a oferecer
maior conforto para seus visitantes cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Isso
só foi possível graças a recente reforma realizada nas em todas as áreas
internas, incluindo sanitários e praça de alimentação. “Vamos completar 40 anos
em agosto e essa revitalização foi de extrema importância para estarmos de
acordo com as novas exigências e principalmente oferecer um espaço mais moderno
e aconchegante para todos os nossos visitantes sem exceção”, conta Salim
Haddad.
Por meio de
vistorias técnicas realizadas por arquitetos e engenheiros, o Selo é concedido
pela CPA como uma forma de reconhecimento pelos esforços na promoção da
acessibilidade arquitetônica dos espaços. Tais diretrizes de adequação são
estabelecidas pela Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações,
Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050) e requerem que o
estabelecimento esteja de acordo com uma série de critérios, que vão desde
corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos a todos os cômodos, sanitários
acessíveis entre outros segmentos estabelecidos.
“Quando um estabelecimento, como um shopping center, se preocupa com
os padrões máximos de acessibilidade ele abre as suas portas para todas as
pessoas. A deficiência se manifesta apenas quando há barreiras no ambiente e ,
ao eliminá-las, as oportunidades são equiparadas e todos se beneficiam”,
comentou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade
Reduzida, Marianne Pinotti.
A partir de
junho os visitantes já podem avistar na entrada da Av. Ibirapuera o adesivo
azul com o símbolo internacional da pessoa com deficiência desenhado em branco
– um cidadão de perfil sentado em uma cadeira de rodas – juntamente com o
brasão da Prefeitura de São Paulo comprovando a preocupação do Ibirapuera com a
inclusão de todos os cidadãos.
center, se preocupa com os padrões máximos de acessibilidade ele abre as suas
portas para todas as pessoas. A deficiência se manifesta apenas quando há
barreiras no ambiente e , ao eliminá-las, as oportunidades são equiparadas e
todos se beneficiam”, comentou a secretária municipal da Pessoa com
Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.
Fonseca
Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 –
Moema (SP)
Tel: (11) 5095 2300
Twitter: @Ibirapuera
Facebook: facebook.com/ibirapuera
Instagram: @shoppingibirapuera
Horário
de funcionamento:
Segunda a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e Feriados: das 14h às 20h (lojas) – das
11h às 22h (alimentação)
Informações
para a Imprensa:
Papiro
Comunicação – (11) 3812-3118 www.papirocomunicacao.com.br
Andréa Tucunduva –[email protected] – (11)
97982-9742
Daniela Valente – [email protected]
-(11) 98369-2219