Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado
06/09/2016
Negócio foi fechado com a Sistel por R$ 495,9 milhões
A Multiplan anunciou, no dia 1 de Setembro, a assinatura
de um compromisso para aquisição de participações equivalentes a 10,3% da Área
Bruta Locável (“ABL”) do BarraShopping, no Rio de Janeiro, e 8,0% da ABL do
MorumbiShopping, em São Paulo. Essa compra eleva a participação da companhia na
ABL dos empreendimentos para 61,3% e 73,7%, respectivamente. O compromisso de compra e venda foi assinado
com a coproprietária, Fundação Sistel de Seguridade Social, pelo valor total de
R$ 495,9 milhões, divididos entre R$ 311,2 milhões referentes ao BarraShopping
e R$ 184,7 milhões ao MorumbiShopping.
O presidente da Multiplan, José Isaac Peres, destaca que
estas participações geraram R$ 40 milhões de Resultado Operacional Líquido
(NOI), nos doze meses até junho de 2016, para a Multiplan e afirma estar orgulhoso
em adquirir parte dos empreendimentos, já que esses são ativos ícones da
companhia.
“Nós contamos com ajuda dos fundos de pensão quando
precisamos desenvolver os shoppings. A participação deles foi muito importante
para tornar a Multiplan o que é hoje. O negócio foi tão bom que a maioria das
instituições não quer vender. Mas nós sempre estaremos dispostos a adquirir
participações em nossos shoppings porque conhecemos a qualidade de todos os
nossos empreendimentos”, ressaltou
A conclusão do negócio está sujeita ao cumprimento de
determinadas condições resolutivas e aprovações exigidas por Lei. O Resultado
Operacional Líquido (“NOI”) dos últimos doze meses até junho de 2016, ponderado
pelas participações adquiridas, é de R$ 24,8 milhões para o BarraShopping e de
R$ 15,5 milhões para o MorumbiShopping, resultando no NOI somado para as duas
participações de R$ 40,3 milhões, sem considerar valores de cessão de direitos.
Sobre a Multiplan – Atualmente, possui 18 shopping
centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center,
ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping,
DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping,
ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping,
em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP);
RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping,
em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em
Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). Em 30 de junho,
oportfólio de shopping centers em operação totaliza uma ABL de 774.568 m², mais
de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A
Multiplan detém participação média de 75,4% em seus shoppings. Adicionalmente,
a empresa possui dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558
m², que somada à área de shopping centers, totaliza uma ABL de 862.126 m².
Sobre os empreendimentos:
Complexo MorumbiShopping, São Paulo – O MorumbiShopping foi inaugurado em 1982 com
32.195 m² de ABL. Desde a abertura, foram desenvolvidas cinco expansões, e hoje
o shopping center possui ABL de 56.102 m², estando integrado a um complexo
multiúso desenvolvido pela Multiplan, situado em meio a diversos
empreendimentos imobiliários, em uma região com elevado crescimento na cidade
de São Paulo. Buscando atender o crescente número de consumidores, a Multiplan
está integrando o MorumbiShopping ao Morumbi Corporate, dois ícones da
Multiplan na região, por meio de uma passarela, visando aumentar a sinergia
entre os empreendimentos. No segundo trimestre de 2016, o MorumbiShopping
apresentou uma taxa de ocupação média de 99,2%, e nos 12 meses até junho de
2016, registrou venda de lojas satélites de R$39.130/m², a maior do portfólio
da Multiplan. No mesmo período, o empreendimento registrou um fluxo de 23
milhões de visitas para as 389 operações disponíveis no shopping center. A
Multiplan está atualmente avaliando um projeto para futura expansão do shopping
center, já tendo inclusive adquirido certificados de potencial adicional de
construção para o empreendimento.
Complexo BarraShopping, Rio de Janeiro – Desde a sua
inauguração em 1981 com 24.246 m² de ABL, o BarraShopping não parou de crescer.
Já foram realizadas sete expansões e, recentemente, foi entregue a expansão do
3 Centro Médico, adicionando ao centro comercial 3.508 m², elevando a sua ABL
total para 78.213 m². Eleito há seis anos consecutivos como o shopping center
preferido pelos cariocas em pesquisa realizada pelo Jornal O Globo, se situa em
meio a um complexo multiúso formado por shopping centers e outros
empreendimentos residenciais e comerciais desenvolvidos pela Multiplan, tais
como o New York City Center e o VillageMall. O complexo localiza-se na Barra da
Tijuca, região que possui um dos maiores potenciais de consumo do país 1, e
que recebeu significativos investimentos de infraestrutura para as Olimpíadas
de 2016, integrando o bairro a outras áreas da cidade, incluindo a Zona Sul,
através de uma nova linha de metrô. No segundo trimestre de 2016, a taxa de
ocupação média do BarraShopping era de 99,4%. As vendas das lojas satélites do
shopping center foram de R$35.281/m² nos 12 meses até junho de 2016, a segunda
mais alta do portfólio da Multiplan. No mesmo período, o complexo formado pelo
BarraShopping e New York City Center registrou fluxo de 34 milhões de
visitantes, para as 586 operações oferecidas no complexo.