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04/11/2016
• O aluguel nas mesmas
lojas (SSR) registrou crescimento de 4,7% no 3T16
• A taxa de ocupação do portfólio
maduro registrou novo crescimento, alcançando 98,4% no período
• As vendas
dos lojistas cresceu 1,2% no 3T16, apresentando sinais positivos de recuperação
• As
vendas nas mesmas lojas (SSS) registraram crescimento de 0,3% no período, sendo o terceiro trimestre
consecutivo de melhoria do índice
A Sonae Sierra Brasil S.A.
(BM&FBovespa: SSBR3), uma das maiores incorporadoras, proprietárias e administradoras
de shopping centers do Brasil, anuncia seus resultados referentes ao terceiro
trimestre de 2016 (3T16).
A receita líquida da companhia totalizou R$ 83,4 milhões
no 3T16, praticamente em linha com o resultado apresentado no mesmo período do
ano anterior. No acumulado dos nove meses do ano, a receita líquida consolidada
registrou crescimento de 1,9%, atingindo R$ 249,2 milhões. No período, o EBITDA
atingiu R$ 56,1 milhões e, no acumulado de 2016, totalizou R$ 173,2 milhões,
crescendo 0,4% sobre o 9M15.
O aluguel nas mesmas
lojas (SSR) apresentou crescimento no trimestre, com um aumento de 4,7% em
comparação com o mesmo período de 2015. As taxas de ocupação no portfólio geral
e maduro também apresentaram aumento significativo nos últimos três meses,
fechando o trimestre em 94,8% e 98,4%, respectivamente, lideradas pelo
expressivo aumento da ocupação do Passeio das Águas Shopping.
De acordo com José Baeta Tomás, CEO da
Sonae Sierra Brasil, o terceiro trimestre de 2016, apesar de ainda fortemente
impactado pela crise econômica, parece apresentar uma inflexão na tendência de
contração da atividade que tem caracterizado os últimos anos. Os esforços
em apoiar o progresso dos lojistas e tornar as operações cada vez mais
eficientes já começam a mostrar resultados.
“As vendas dos
lojistas em nossos shoppings cresceram 1,2%, totalizando R$ 1,1 bilhão no
trimestre. Ao mesmo tempo, as vendas nas mesmas lojas registraram seu primeiro
trimestre com crescimento após doze meses com dados negativos. As ações da
equipe comercial seguiram focadas e o trimestre encerrou com 95 novas propostas
de aluguel aprovadas, um forte aumento de 67% em comparação com o mesmo período
de 2015. Todos esses indicadores, acompanhados da retomada econômica, nos
deixam mais otimistas com relação a nosso futuro”, diz o executivo.
O presidente ressalta
os avanços nas negociações para a venda de dois terrenos adjacentes ao
Uberlândia Shopping, que deverá totalizar aproximadamente R$ 11 milhões, com
conclusão prevista para os próximos meses. No local serão construídos um hotel
e duas torres residenciais, o que ajudará a incrementar o fluxo de visitantes
na área de influência primária do shopping. “Nossos esforços para aumentar as
áreas de influência de nossos shoppings têm dado retorno com o progresso no
planejamento e a comercialização de terrenos adjacentes aos shoppings
Uberlândia, Passeio das Águas e Franca, onde novos projetos multiúso serão
desenvolvidos nos próximos anos. Ao mesmo tempo, os estudos e a aprovação do masterplan
do Parque D. Pedro junto ao poder público têm progredido”, afirma Tomás.
O executivo ainda
destaca os sinais de recuperação que o cenário macroeconômico começa a demostrar,
como a desaceleração da inflação e cortes na taxa Selic pelo Banco Central.
Essas indicações apoiam a convicção de que as condições macro serão
significativamente melhores no curto prazo, devendo alavancar o desempenho do
varejo e do setor de shopping centers. A Sonae Sierra Brasil continua focada na
melhoria contínua de suas operações, como, por exemplo, na nova ala de
restaurantes do Parque D. Pedro e na atualização de mix de lojas do Plaza Sul.“Temos certeza de que
a resiliência de nosso portfólio continuará nos dando sustentação para
enfrentarmos o desafiador macrocenário no curto prazo. Ao mesmo tempo, estamos
nos preparando para executar nossa estratégia, retomando nossa história
de crescimento para continuar criando valor no longo prazo para nossos
stakeholders”, finaliza o presidente.
Sobre a Sonae Sierra Brasil
A Sonae Sierra Brasil (www.sonaesierrabrasil.com.br) é uma empresa especialista em shopping centers e uma das
principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil.
A
empresa é proprietária de 9 shopping centers em operação: Plaza Sul e Campo
Limpo (São Paulo-SP), Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), Franca
Shopping (Franca-SP), Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), Manauara Shopping
(Manaus-AM), Uberlândia Shopping (Uberlândia–MG), Boulevard Londrina Shopping
(Londrina-PR) e Passeio das Águas Shopping (Goiânia-GO), e administra mais
um shopping de terceiros, Shopping Penha (São Paulo-SP), totalizando 474,7 mil
m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 2.103 lojas.
A
sustentabilidade é uma das preocupações essenciais da Sonae Sierra Brasil, presente
em todas as áreas da empresa. A empresa foi a primeira do setor a certificar os
seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança
& Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas
práticas implementadas nessas áreas.
A
Sonae Sierra Brasil também investe em inovação através do Digital Experience,
programa que tem por objetivo conectar os consumidores com os centros de
compras, por meio de inovação tecnológica contínua, como serviços digitais
e sociais, interatividade e experiências digitais indoor.
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