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23/07/2015
Em
parceria com empresa de gestão de resíduos, projeto-piloto reafirma o
compromisso do
empreendimento
com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental
Mais
uma vez, o BH Shopping se destaca e aposta em um projeto-piloto que tem como
meta reaproveitar o lixo gerado pela Praça de Alimentação do empreendimento
para a produção de fertilizante orgânico. O projeto, batizado de BH Eco Shopping e realizado em parceria com as
empresas Locavia (gestão de resíduos) e a BioIdeias (empresa
de biotecnologia), já está em plena operação.
“Iniciamos uma série de testes e análises, em março e, em junho,
começamos a operar definitivamente; já tínhamos uma iniciativa para o descarte
correto do lixo, mas nossa meta era obter uma operação que pudesse contribuir
de fato com o meio ambiente e com a sociedade”, afirma o superintendente do BH
Shopping, Durleno Rezende.
Processo
rápido e inodoro
A
matéria prima usada para a produção do fertilizante orgânico é o resíduo de alimento gerado na Praça de Alimentação e também resíduo verde (proveniente de plantas que seriam
descartadas). O material é coletado
diariamente, passa por uma primeira triagem feita pela equipe de limpeza do
empreendimento e é encaminhado para a Unidade Compacta de Tratamento de
Resíduos (UCTR), localizada no shopping. Neste local, é feita uma segunda triagem,
ou seja, a separação do alimento dos demais resíduos.
Todo
o material é pesado de 100 em 100 quilos e colocado em uma esteira com serragem. A executiva da Locavia
Fernanda Lima explica que, depois disso, o material é direcionado, via
esteira, para um equipamento chamado Bio Reator, onde “a mágica acontece”. “As
enzimas criadas pela BioIdeias são inseridas no processo e são as responsáveis
pela aceleração do processo de decomposição”. Todo o processo, que é praticamente inodoro em função das enzimas,
dura exatamente 45 minutos.
Após
isso, o fertilizante orgânico está praticamente pronto: basta retirar o
material e deixar descansar por cerca de quatro dias. Em seguida, tudo é
triturado e, depois de mais três dias, já pode
ser utilizado. “Com este projeto socioambiental, a
meta do BH Shopping é reduzir 10 toneladas/mês de resíduos orgânicos gerados
pelo empreendimento, que seriam encaminhados para o aterro sanitário”, diz
Rezende.
Custo
zero
Além
de toda a área verde interna e externa no empreendimento, o BH Shopping também
é responsável por cuidar de algumas praças e áreas verdes do seu entorno. “Toda
a produção já está sendo usada no próprio empreendimento e nas praças”, destaca
o gerente de Operações do mall, Sérgio Giacomelli. Ele conta que, em função da
parceria com a Locavia, e por se tratar de um projeto-piloto, a operação
teve praticamente custo zero para o empreendimento. “Como
estamos gerando menos volume de lixo, renegociamos os contratos com as empresas
de caçambas que levam o material ao aterro e com a empresa de jardinagem que
agora deixa de usar outro tipo de fertilizante, fazendo uso daquele produzido
no próprio empreendimento”, ressalta.
Maria Thereza Casale
Link Comunicação Empresarial
Comunicador Corporativo
maria.thereza@linkcomunicacao.com.br
(31) 2126-8054 – 9797-9651